segunda-feira, 21 de maio de 2012

Os simpósios temáticos acontecerão nos dias 5 e 6, de 8h as 12h.

1.História e linguagens: estudos sobre juventude, cultura e arte

Coordenadores:
Prof. Fábio Leonardo Castelo Branco Brito (Mestrando/UFPI)
Prof. Hermano Carvalho Medeiros (Mestrando/UFPI)
Prof. Paulo Ricardo Muniz Silva (Mestrando/UFPI)

RESUMO: A ampliação de olhares acerca da História concebeu uma série de reformatações em seus domínios. Tendo em vista os muitos olhares possíveis sobre esse campo do conhecimento e sua escrita, é objetivo deste simpósio temático a reunião de trabalhos que versem sobre questões relativas aos estudos da relação entre história e linguagens, especialmente em campos como a juventude, a cultura e arte. Conceitos que abarcam uma ampla polissemia, estes podem ser estudados sobre diferentes formas de pensar/escrever a História: de campos como a História Social da Cultura até os paradigmas pós-estruturalistas. Assim, entendemos que cabem, neste espaço de discussão, pesquisas, já efetuadas ou em fase de construção, que abarquem questões como: a literatura, o cinema (oficial ou experimental), as transformações no campo musical brasileiro e piauiense, as histórias em quadrinhos e as vivências juvenis (ligadas a questões como comodismo, engajamento ou desbunde), que podem ou não estar articuladas com as demais temáticas.

2. História,narrativas e relações de poder

Coordenadores:
Prof. ªMona Ayala S. da Silveira (Mestranda/UFPI)
Porf. Thyego Cabral Carvalho (Mestrando/UFPI)
Prof. Vinícius Leão Araújo (Mestrando/UFPI)

RESUMO: Nosso objetivo com esse Simpósio é criar um espaço de reflexão histórica a partir do compartilhamento das variadas contribuições das pesquisas e das experiências das investigações. Pretendemos fomentar discussões acerca dos modos de trabalho com as fontes, os modos de narrar e as possibilidades de exploração das ferramentas teórico-metodológicas dos estudos históricos. Deste modo, visamos problematizar pesquisas que tenham como centro de interesse a historicidade dos sujeitos, sociedades, sensibilidades, ressentimentos, usos, discursos,práticas, cultura política, relações de gênero,relações familiares, saúde, tensões e disputas de poderes nos diversos âmbitos da sociedade. Nossa proposta é promover a aproximação entre os estudiosos, nas suas diferentes perspectivas e contribuições, com vistas na troca de experiência e no aprimoramento de cada iniciativa. 


3.A reinvenção do sagrado: narrativas históricas na construção dos estudos de religiosidade

Coordenadores: 
Prof.ª Josilene dos Santos Lima (Mestranda/UFPI)
Prof.ª Patrícia de Sousa Santos (Mestranda/UFPI)
Prof.ª Jucilaine Maria de Carvalho (Mestranda/UFPI)

RESUMO: Este simpósio objetiva discutir questões relacionadas às diferentes narrativas históricas que tem se debruçado sobre os estudos das religiões e religiosidades. Por meio de múltiplas configurações teóricas, metodologicas e empíricas, territórios e fronteiras da história, o objetivo é oportunizar aos pesquisadores um espaço de reflexão e crítica acerca da dinamicidade do campo religioso e suas produções relativas às práticas religiosas, instituições, crenças, rituais, devoções, sentimentos, doutrinas, formas de crer e vivenciar o sagrado, em contextos e realidades históricas marcados pela negociação, conflito, luta e preservação de identidades culturais, sociais e étnicas. A intenção é portanto, descortinar as atitudes e valores do homem religioso cuja importância encontra-se no cerne da vida desses agentes históricos e em suas ações nos âmbitos culturais, políticos e sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário